Provavelmente você sabe como montar os acordes menores no seu instrumento, mas se tratando de Harmonia, você também sabe como construir as tríades menores? Qual a relação dos intervalos presente na formação dos acordes menores?

Nessa aula do nosso curso de harmonia, você vai dominar esse assunto e entender toda a lógica na construção das tríades e também saber qual é a diferença do acorde maior para o acorde menor.

Montando as Tríades Menores

Dentro do nosso curso de harmonia você viu a construção das escalas maiores e também a formação dos acordes Maiores. Se não viu, clica aqui para entender como funciona de acorde com a nossa metodologia de ensino.

Então os acordes menores são formados dentro do mesmo padrão de empilhamentos de TERÇAS pensando TÔNICA, TERÇA E QUINTA.

 Essa lógica se aplica as TRÍADES MENORES também.

Aqui temos um exemplo de formação de acorde menor dentro da escala de Dó Maior:

Partindo da nota RÉ ela é considerada a TÔNICA da nossa TRÍADE, logo precisamos contar TRÊS notas partindo dela para chegar em seu intervalo de TERÇA. Ao fazer isso chegamos na nota FÁ.

 Observe que diferente do intervalo existente entre a TÔNICA E TERÇA do ACORDE MAIOR que possui a distância de DOIS TONS entre as notas apresentadas. No exemplo apresentado acima temos um intervalo de UM TOM e MEIO entre a nota RÉ (TÔNICA) e a nota FÁ (TERÇA MENOR). Dessa forma, essa distância é chamada de TERÇA MENOR.

 Continuando o empilhamento de terças, partindo da nota FÁ a próxima nota que encontramos é a nota LÁ que é também chamada de QUINTA. Lembrando que as tríades são formadas por TÔNICA, TERÇA e QUINTA.

Pronto! Temos a nossa primeira TRÍADE MENOR, a tríade (acorde) de RÉ MENOR.

Comparando a questão da relação de intervalos com o acorde (tríades) maior, encontramos a diferença de relação intervalar apenas no intervalo de TERÇA, pois assim como no acorde menor a QUINTA está exatamente a TRÊS TONS E MEIO da tônica, não interferindo em nada na relação de distância dessas notas dos acordes apresentados.

Mas como citado acima a TERÇA encontra-se MEIO TOM abaixo enquanto ACORDE MENOR. Por isso o nome ACORDE MAIOR e ACORDE MENOR.

Cifrar um acorde menor

Se você não sabe ainda como cifrar os acordes menores, existem algumas formas, mas a mais comum é a utilização da letra “m” escrita em minúsculo. Já para cifrar os acordes maiores não há a necessidade de acrescentar nenhum símbolo ou letra junto com o acorde.

Dm = Ré menor

D = Ré Maior

 Caso queira ver uma explicação mais detalhada sobre o assunto assista nosso vídeo aqui abaixo e lembre-se de fazer o exercício para fixar ainda mais o conteúdo. Link abaixo:

EXERCÍCIO AULA 12

[Tríades Menores]